É carnaval

É carnaval

sábado, 19 de maio de 2012

Caos no Plano de Saúde

É comum a sociedade como um todo reclama do sistema público de saúde (SUS), contudo os planos de saúde privado estão muito aquém do esperado, paga-se esse serviço de saúde complementar para no memento de necessidade estarmos resguardados de problemas, filas quilométricas, mal atendimento, descaso etc. Ocorre que a saúde está passando por uma crise. Os planos não pagam adequadamente os profissionais, ou não garantem um ambiente salubre a esses, assim vemos que cada vez mais médicos desistindo de atender pelos planos de saúde, além das triagens/ acolhimento serem feitos por auxiliares de enfermagem, tarefa essa própria dos enfermeiros (até na rede pública é assim), mas por ganancia ou um motivo que desconheço os hospitais privados agem desta forma. Aconteceu que no dia 09/05 minha filha mais nova amanheceu se queixando de dores abdominais e vômito, tentamos alimenta-la e dá soro via oral, além de medicação para dor e vômito, contudo ela continuava a "provocar" chegando ao ponto de só sair "água amarela" (bílis), estando desidratada e com aparência largada, não havendo outro modo a levamos para o "Centro Pediátrico Unimed" em Fortaleza-CE. Ao chegar tivemos que enfrentar uma espera de 15 min. apenas para ir para o acolhimento, lá uma auxiliar de enfermagem aferiu a temperatura, a saturação de o² e perguntou o que minha filha de 2 anos tinha, expliquei o quadro, disse que ela estava sofrendo com dor e que vomitava muito, a "competente" funcionaria amarou uma pulseira de cor verde no braço da menina e disse que só poderia fazer algo mais se ela vomitasse naquele momento. Minha irmã que é enfermeira achou estranho, já que até no hospital público que ela trabalha quem faz esse serviço é um enfermeiro e se a criança está em sofrimento é prioridade. Não discutimos e passamos a esperar nossa senha, para preencher a ficha de atendimento e passar a carteira do plano, foi quando minha filha começou a gritar de dor e vomitou o chão do guichet 02, ai fui educadamente perguntar a auxiliar se agora ela seria preferência. Quando fomos chamadas, entramos no consultório 01, onde encontrava-se a pediatra, Dra. Vanda, esta nem nos olhou perguntou o que a criança sentia e prescreveu soro na veia, bromoprida e remédio para dor, ela disse que iria examinar minha filha após o termino do soro, antes de sair do consultório questionei se ela não prescreveria algum exame e ela disse não ser necessário, pois só daria algo se o quadro já estivesse mais de 24h.  Isso nós chegamos no Centro Pediátrico por volta das 15h, quando foi 18:49 o soro acabou e pedir para minha irmã e falar com a médica, qual não foi minha surpresa quando minha irmã voltou com um papel liberando minha filha. Peguei o papel e desci correndo para falar com a medica, mas ao chegar o consultório se encontrava vazio, ela já havia saído, mas grave - sem se dá ao trabalho de examinar minha filha - o sangue começou a subir a cabeça, fui reclamar na administração, recepção e com a única enfermeira que se encontrava, disse com todas as letras que a conduta da Dra. era no mínimo negligente, pois não conheço outro nome para isso, e que se ela tivesse ido embora sem consultar minha criança ia tomar as medidas legais cabíveis... não demorou 30 min. ela voltou para examinar a menina, disse que era virose e liberou, sem exames. Na madrugada, aproximadamente 2h, ela se acordou com dor e vomitando, voltamos a Unimed e passamos por suplicio semelhante ao do dia anterior, ela foi atendida, mas dessa vez a outra medica passou exames indicados pela pediatra da minha filha (Dra Ana Rita), além do soro e remédios intravenosos, mesmo com a medicação ela continuava a vomitar... fomos fazer exames de US abdominal no HRU, onde averiguou-se ela tinha liquido livre na cavidade abdominal, além do figado um pouco aumentado e o pâncreas inflamado. Minha filha estava com pancreatite, que poderia ter se tornado algo terrivelmente pior... Falta de cuidado, negligência, cansaço, numero elevado de atendimentos, poucos profissionais, pagamento insuficiente etc tudo isso faz pate deste quadro grave da nossa saúde. Para refletir: há um descaso com o atendimento pediátrico e com os profissionais da área, no entanto deveria haver um incentivo para a formação destes médicos já que eles cuidam de nossos bens mais preciosos, nossas crianças...                 
A Unimed tem que melhorar suas instalações físicas, pois no Centro pediátrico há salas mofadas, além da qualidade de seus funcionários, podia passar a noite toda falando mas...                           

Nenhum comentário :

Postar um comentário