É carnaval

É carnaval

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Bokura Ga Ita - Eramos Nós


Ontem estava "passeando"  pelos sítios (sites) de doramas e me deparei com uma noticia "super" já tem a primeira parte do live action do Bokura ga Ita em português. Fiquei "louca" baixei e tratei logo de assistir. Mas antes de falar sobre minhas impressões, acho importante falar sobre a obra em questão. 


É um mangá shoujo (vida escolar, romance, drama, com pitadas de comedia). Foi publicada originalmente pela revista "Betsucomi", que tem como alvo o publico adolecente. Foi lançado em  2002 e finalizada em 2012, sendo popular, ganhando em 2005 o Prêmio Shogakukan - de melhor shoujo Está no top 10 de sua categoria. Sua versão de desenho animado foi exibida em 2006 e é composta por 26 episódios, trata apenas de uma parte da trama do mangá. Em 2012 foi lançado o live action em duas partes, a primeira tratando do que corresponde a primeira parte da trama (fase do colégio) - equivalente ao enredo do anime e  a segunda parte referindo-se a fase adulta dos personagens. O fim do mangá encontra o lançamentos dos filmes nos cinemas. 






A obra trata da vida de takahashi Nanami (Nana-chan), uma garota meiga e sincera, que começa a se sentir atraída por Motoharu Yano (garoto descolado que sofre com um passado amargo), cujo 2 entre 3 garotas do colégio o tem como interesse amoroso. Inicialmente Nana não gosta dele, pois o acha arrogante e por ele a ter enganado. Com o passar do tempo percebe que ele é prestativo e atencioso... No decorrer da história eles iniciam o namoro, que sofre com a interferência das lembranças da ex dele e da irmã dela (Yamamoto Yuri) que aparenta odiá-lo sem motivo. Nanami encontra em Motoharu (amigo de infância de Yano) um ombro amigo, no entanto ele secretamente a ama. Mesmo com tantos conflitos ela decide que quer fazê-lo feliz, quando tudo parece ter dado certo ele tem que se mudar para Tokyo e se separar dela. No inicio dá tudo certo, mas com o tempo eles perdem contato, acreditando que ele a esqueceu ela inicia uma nova vida e também se muda para a capital do Japão para estudar, muitos anos depois (5 anos) eles se reencontram através de uma amiga em comum... bem não quero dá muitos detalhes, mas a história é ótima, se você viu o anime e gostou não deixe de lê o mangá que é simplesmente maravilhoso.           
O anime termina com o último capítulo do volume 08 do mangá. Na wikipedia em inglês tem um spoiler bem resumido do restante do mangá, para quem gosta de saber antes de lê ou vê as coisas.  

Personagens Centrais: 
Takahashi Nanami 
Voz Nozomi Sasaki; Yoshitaka Yuriko (live action)
Idade: 15 anos Nana-chan é uma menina um pouco tímida, que pretende ter muitos amigos. É bastante normal . Em alguns momentos é infantil, sincera e protetora. Ela demonstra ser uma aluna ruim, especialmente em matemática. É a representante da classe.



Motoharu Yano 
Voz Hiroshi Yazaki; Ikuta Toma (live action)

Idade: 15 anos,  é um cara muito popular, bonito, engraçado e inteligente. Contudo é  fechado em si com relação os sentimentos. 
Takeuchi Masafumi 

Voz Takuji Kawakubo, Takaoka Sousuke (live action)

Idade: 15 anos, Melhor amigo de Yano. Ele é boa pessoa, gosta de ajuda os outros, é um bom aluno. Tem sentimentos por Nana-chan, mas respeita a sua relação com Yano. 
Yamamoto Yuri 

Voz Erina Nakayama; Motokariya Yukia (live action)

Irmã Nana-san, colega de classe de Yano desde a infância. É retraída, e mesmo menos bonita em comparação com sua irmã. É sempre boa nos estudos. Apaixonada por Yano.
Yamamoto Nana 

Voz Yurin

Idade: 17 (antes da morte) irmã mais velha de Yuri Yamamoto e ex-namorada de Yano. Ela é muito boba, mas destaca-se pela beleza. Parece que Nana-san foi a favorita entre as crianças e seus pais pensavam que ele era menina muito boa, assim que sua família não é a mesma quando ela morre. Sua mãe está arrasada, seu pai foge com uma amante.







Opinião sobre a primeira parte do Live Action - achei bom, apesar de ter muitas cenas modificadas, achei a escolha dos atores boa, apesar de serem mais velhos que o indicado para a primeira fase... contudo eles estão muito bem, Ikuta Toma realmente incorpora Yano e vale a pena vê-lo no papel. Sua co-estrela também ficou bem no papel de Nana... você se pega rindo com eles nas cenas, só tenho duas queixa maiores: eles deixaram quase sem importância a amizade e o amor de "Take" - o triangulo amoroso entre Yano, Nana e Takeuchi-kun. Além de tirarem na minha opinião cenas importantes, como quando Yamamoto vai confrontar Yano e Nana interfere e a cena que gosto muito do anime/manga dá primeira declaração de amor de Yano e Nana. Mas valeu a pena esperar e assistir.    

Para lê o mangá: Bokura ga Ita - RC Translation - lá achará todos os volumes. 
Para vê o live action: Meteor Dramas 
Para assistir o anime: Anbient Animes